quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

ALERTA! É preciso fazer qualquer coisa!

É PRECISO AGIR, mostrar que as Escolas  em Portugal não podem continuar a viver num caldo de violência, intimidação e medo! Que nem a tutela nem as direcções podem continuar a varrer estas questões para debaixo do tapete!
Anteontem, um professor foi barbaramente espancado por (TRÊS) familiares de uma aluna à qual simplesmente mandara sair da sala de aula devido ao comportamento incorrecto (ver a notícia AQUI). A direcção da Escola abriu investigações,mas fecha-se "em copas" e não condena desde logo abertamente o sucedido(mesmo que depois deva apurar os detalhes dos factos) A Comunicação social, ou parte dela, anda atrás do escândalo e já está a criar confusão, emporcalhando o bom nome do professor, estimado por todos e que jamais agrediu aquela aluna ou outros, com testemunhos difamatórios  e "criativos"de alunos de cara tapada...
Toda a gente sabe como acabou o caso da investigação ao suicídio do professor da Escola de Fitares que, no ano passado, não resistiu à angústia de  ver e sentir as suas queixas na Escola serem sistematicamente ignoradas.
Há poucos dias, só este mês de Janeiro, duas professoras do mesmo departamento e da mesma escola em Coimbra também se suicidaram.
Entre os alunos também é o descalabro: o inquérito à morte do pequeno Leandro, o ano passado, por suicídio após iterado bullying de colegas maiores que ele... também foi arquivado, pelas constantes faltas de provas, a desculpa do costume.E a vítima acaba quase dada como culpada!
Como ele, milhares de alunos sofrem maldades dos seus colegas, há relatos e filmagens colocadas no Youtube e raramente resultam punições. Mesmo a tareia que umas adolescentes deram noutra, ostensivamente filmada, teve algumas penas em tribunal, mas suspensas... e o "cineasta" já de 18 anos e com reiterada história de delinquência, viu a pena suspensa , caso... reingressasse na Escola! Mal saiu do tribunal com tal perdão, insultou e pontapeou uma jornalista! E depois... tudo na mesma como a lesma! :((
Os funcionários não docentes também são vítimas e por isso já receiam intervir numa cena de pancadaria a que assistam, dentro da escola até, pois apanham também ou,  quando agem, tantas vezes são alvo de queixas por alunos e pais... chamados às direcções e  até processados. Já há muitos anos me dizia uma vez uma funcionária: " pois é... eu tenho filhos para criar, mais vale olhar para o lado do que arranjar chatices". Por essa altura parece que uma colega, ao deparar com alunos a fumar nas traseiras da escola, apanhara com um cigarro em brasa na cara, atirado por esses  "alunos". E agora ,com as troikices que gerem o país, até vão poupar tostões evitando a contratação de funcionários preparados pedagogicamente, colocando na sua vez, em constante rodopio temporário, adultos beneficiários de RSI,o tal serviço "comunitário" (de seis em seis meses?), tal como já vinha fazendo com pessoas do Fundo de Desemprego. Como vão as Escolas gerir mais essa vertente de instabilidade? Se algo correr mal, a nível da indisciplina escolar e inseguraça, em consequência de tais "colocações", a quem vamos pedir contas? Ao ministro-segurança-Portas? Ao ministro da Assistência, digo, da Segurança Social? Ao MEC Crato? Ao ministro Álvaro do (des)emprego?
Alunos, professores, funcionários auxiliares... todos vítimas da mesma violência, com vários estilos e matizes, mas tendo em comum o que o Sistema perverso permite,HÁ MUITOS ANOS mas a agravar-se sempre,  o tal  sistema que finge paixões por Educação e buscas de "excelência " e mérito...
Até quando vão continuar em crescendo notícias destas? Não é abafando-as que deixam de existir estas tragédias, esta tragédia profunda no nosso país doente. Só se fará algo quando houver um HOMICÍDIO em directo? (e nisto já nem classifico os  tais suicídios como homicídios indirectos, o que quase de certeza foram!).O professor agredido tem 63 anos e ficou com diversos hematomas, que o poderiam ter matado!
Deixo aqui  o link  do post divulgando o apelo feito por uma professora corajosa, publicado noutro blogue ("A Educação do Meu Umbigo"):
Professores, ou não, alunos ou não, pais ou não, temos de fazer algo como CIDADÃOS a ver mais este rombo revoltante no nosso Portugal. A pergunta é simples: o que  podemos fazer nós, cidadãos que nos indignamos com casos destes? (não incluindo propostas de retaliação com sovas semelhantes ou guerras étnicas...). Isto não é corporativismo! É tempo de os alunos pacíficos poderem ter um bom ambiente nas escolas. Para aprenderem e desenvolverem em harmonia todas as suas capacidades. Não pode toda a comunidade escolar ficar refém da indisciplina e da delinquência, dentro e fora da Escola!
Tinha quase prontos os novos cartoons, sobre outro assunto nacional, que tencionava publicar hoje aqui, mas considero esta questão mais urgente. Ficam para amanhã, que o humor não se perde. Por favor dêem sugestões para se tentar algo de concreto para enfrentarmos este problema. Já vimos que pouco ou nada podemos esperar dos poderes instalados, central ou localmente. É tempo da CIDADANIA  ter palavra e acção, a acção cívica esperada  por quem não se conforma com esta degradação. Meditem, divulguem, proponham, por favor...
Margarida Alegria (2-2-2012, in blog "Alegrias e Alergias")

5 comentários:

  1. Não me canso de repetir. Leiam estes testemunhos sob o título deveras esclarecedor: "Quando a escola é um terror".

    http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/outros/domingo/quando-a-escola-e-um-terror

    Porque é preciso denunciar e agir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, AC!
      E bem-vindo aos comentários do blog! :)
      Perfeitamente de acordo: é preciso denunciar e agir. Aqui nos blogs e na Net em geral podemos denunciar, o que já não é mau.
      Temos de pensar em formas de agir, para que estes casos não continuem a alastrar.
      Mas enquanto os professores continuarem a ser tratados como meros funcionários públicos(para toar conta de crianças, entreter, ensinar umas coisas e dar notas...) e não como educadores de pleno dieito, com uma forte palavra a dar sobre estas questões também... vai ser muit difícil...
      Mas mesmo que poucos, perante o marasmo generalizado, não desistiremos!
      Abraço

      Eliminar
  2. Estão a acontecer demasiados casos destes para que se possa passar uma esponja sobre o assunto.
    Este é um problema real.
    Obrigado por este alerta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, mfc...:(
      De nada. Faz-se o que se pode.
      Há que passar a palavra!
      bjo

      Eliminar
  3. Só hoje vi estes comentários. Muito obrigada pelo feed-back.
    Pena que tantos se calem.
    Procurarei responder sempre aos comentários no blog, como habitual.

    ResponderEliminar