quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Anti-AO: venha a bola de neve! :)

Outra boa Notícia! A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) já não tem instalado nos computadores o conversor ortográfico ( sujeito às regras do novo Acordo Ortográfico que, lembremos, ainda não está em letra de lei nem foi assinado pela maioria dos países da CPLP). Faz eco assim da medida interna tomada por Vasco Graça Moura no CCB, como AQUI já relatei.

Alegando o facto de a FLUL não ter posição oficial sobre o AO e por o Acordo ainda não estar completamente em vigor, o conversor foi desinstalado dos computadores da Faculdade e o Site da mesma já voltou à ortografia "tradicional".



Vamos! Agora resta às outras Faculdades, país fora, terem a mesma atitude, desinstalando dos PCs o que o Governo Sócrates mandou instalar à força , por manha e sem concurso, para dar o caso da generalização do AO como consumado!


Façamos isso nos vários organismos, até se saber ao certo se o Acordo estar mesmo generalizado aos países para os quais alegam que foi criado, resistindo a esta submissão linguística completamente a-científica da absurda lei do mais forte, impondo a incorrecção como norma a quem não a praticava. Quais consoantes surdas quais quê? Abolir consoantes que ajudam a sabermos quando abrir a vogal seguinte, na leitura? Escrever "Ator" (leriamos então "âtor") em vez de "actor", só porque brasileiros o fazem , quando outras línguas, Latinas ou não mantêm o "C"?! Bem , já falei disso tudo nos links que deixei no tal post....

Que mais gente e organismos tomem a atitude de VGMoura no CCB e da FLUL, para que o fenómeno cresça como BOLA DE NEVE GIGANTE e assim resista e derrube a prepotência de meia dúzia de linguistas e vários políticos, contra os protestos de muitos e muitos mais!

É a altura! Vamos a isso! :)

(Obrigada, Ana!)

(Nota: Este não é um post "piegas"! Além disso volto a dizer que esta letra é tipo Trebuchet, mas por opção minha e não por imposição governativa ou de DRE ou outro organismo... só por opção possível do "Blogger", claro...)

"Alergia" (8-2-2012, in blog "Alegrias e Alergias")

3 comentários:

  1. Já agora, para contribuir para essa bola de neve, não quererá, se assim já não o fez, a divulgar por todos os seus contactos a petição-manifesto online contra o AO? é que continua a receber assinaturas diariamente e se continuar a crescer não há políticos, diplomatas, et alii que possam ignorar milhares de portugueses que se recusam a escrever pérolas como "contrassenso" ou "corréu" (não é gralha nem um novo verbo!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, linus.
      Desculpe só poder responder hoje.
      Já tenho divulgado uma petição , julgo que das várias que surgiram. Já há bastante tempo que a assinei. De qualquer forma, tendo em conta a forma como as entidades tendem a ignorar as petições, tenho divulgado sobretudo, neste blogue e não só (ver outro post sobre Graça Moura) a ILC contra o AO, que permitirá, pela segunda vez na nossa democracia, a um grupo de pelo menos 35mil cidadãos , propôr uma lei para a abolição efectiva do novo AO.
      A altura é boa para juntarmos todos os esforços possíveis e não deixar cair este problema, uma vez mais em mais de 20 anos!
      O facto de muita gente aplaudir o acto de VGMoura fez renascer a polémica na blogosfera e nos OCSocial (bem, as TVs estão a tentar ignorar..) e fez eco em muitos opinadores, o que demonstrou que muita gente está desontente com o AO.
      Vamos esperat o sucesso desta causa!
      Abraço blogosférico, Linus. :)

      Eliminar
    2. Ups!
      Errata: "descontente" e "esperar"

      Eliminar