quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Cartoons(dois!): "Ideias em Movimento" (Partes I e II)

 (c) Margarida Alegria (Janeiro/2012; in blog "Alegrias e Alergias" 1-2-2012)
(c) Margarida Alegria (Janeiro 2012- in blog "Alegrias e Alergias", 1-2-2012)
Entre a promessa de cartoons e a de publicação de cartoons, ou de outro tipo de post, por vezes vai a distância de vários entraves. Estes cartoons, tal como o blog ,são apenas produto de um hobby e a sua concretização não se compadece com tanta coisa que há a fazer nem com a velocidade a que surgem motivos para gozar com a nossa triste realidade (nacional ou mundial).Uma ideia pode surgir num repente luminoso, pode fermentar os pormenores em horas ou poucos dias, mas desde a ideia à sua realização no papel, com o tempo disponível (não entrecortado!) para pegar no bloco e rascunhar e depois mais tempo e  disponibilidade para apurar e finalizar o desenho (traço, tinta. letras...) e ainda a digitalização... acaba por se publicar por vezes uma ideia mais ou menos requentada  em relação à actualidade (e garanto que estes, com várias vinhetas, levaram várias horas saltitantes só para terminar).
De qualquer forma,ainda vão a tempo. Quanto ao tema,  a não ser que andem MUUUITO distraídos,os  nossos visitantes devem  saber que o Governo criou um novo portal de auto-promoção, com uma foto gigantesca do nosso PM à porta (é verdade!!! A não ser que já tenham mudado entretanto) em verdadeiro culto da imagem.
Outra das novidades do portal, para além (ao que dizem) da omissão de quanto ganham algumas almas que por lá andam, é a presença de uma página para inscrição de movimentos  de cidadãos(nem que sejam só online), pelas causas que desejarem.
Por isso a referência ao Movimento contra os TPC não é anedota: foi mesmo um dos listados (e um dos mais populares, nem que seja por gozo). Também há os ant-touradas e os pró-touradas e movimentos em defesa de toda e qualquer minoria. Julgo que só não poderão surgir movimentos anti-governo, claro...No fundo, é o aproveitar da febre que já houve no FB dos grupos para isto e aquilo, nem que o fossem apenas de nome (exemplo, que existiu: o Grupo "Estou farto de grupos no Facebook").
E também é verdade que o PM  receberá o "Movimento" que tiver mais adeptos. Face aos inscritos, surgiu logo o imaginar da situação possível...
(e olhem que há muitas hipóteses interessantes para movimentos a cumprimentar PPC: os que são pela legalização das drogas, os que querem mais canais de TDT ou os que querem mais condições para os canis ou o fim de designação de raças perigosas---- estão a imaginar?! Leiam a notícia, no link abaixo...)
Também não é anedota o pedido (desesperado?) por parte de PPC de "boas ideias" para o país, para o seu progresso. Pedido feito no tal portal, há poucos dias.(vejam a NOTÍCIA AQUI, do dia 29 de Janeiro). Logo os movimentos, todos tão pertinentes, surgiram certamente com ideias. Limitei-me a adivinhar cada qual.
Aliás, a inspiração para o  segundo cartoon surgira muito antes da do primeiro(desde que foi publicada a notícia do portal (ora vejam a dita AQUI, do dia 16 de Janeiro). Mas só quando concretizei um  passei ao papel o outro também.
Em suma: nem é preciso muito para se criar anedotas. As anedotas brotam quase já perfeitas da patética realidade que nos envolve.
Quanto às minhas ideias para o país? Lamento, mas pagamos a esses governantes para as terem, já que se julgam os salvadores da pátria (como tantos outros antes deles, aliás*) os iluminados dos pastéis de nata , do encarecer de tudo, da redução dos direitos e dos transportes ...e dos cortes das "gorduras".
Não me pediram a opinião, quando resolveram cortar salários e pensões e roubar os subsídios, ou sequer quando fizeram acordos que vão levar a despedimentos (ainda mais), a muita miséria, fome e doença e não a crescimento económico.
Já gasto muitas ideias nos cartoons e nos textos, inspirados em tantos desgovernos...
Se quiserem ideias, então faço como os membros das cortes de nepotismo dos amigos e "cunhados": se quiserem uma ideia não a DAREI. Quanto muito posso... VENDÊ-LA.
(quero regatear o meu valor "de mercado", como o tal senhor que tanto "catroga" por aí...).
Bem, amanhã saem mais que estão na forja... E há mais três dos "Velhos contos..." também já com ideias de semanas... em fila de espera. Paciência.
[ * NOTA: Ainda hoje escutei,  sem querer mas pasmada,  a arguida prevaricadora ex-ME ML Rodrigues e Nogueira de Brito , na rádio, a alegar que a crise se acentuara com os  gastos do país,era certo, mas  que os governantes até que se esforçavam por poupar, porém o povo (esse malvado ambicioso, sôfrego e insaciável) queria sempre mais e mais coisas gratuitas e mais conforto e eles, (coitaditos) governantes, limitavam-se a tentar satisfazer essas exigências. E N de B até disse algo do estilo: por vezes o povo é mais culpado que os governantes... ao que MLR anuíu, veemente e satisfeita!!!(A SÉRIO! OUVI COM ESTES OUVIDOS bem afinados! Apenas o que pus entre parêntesis curvos são àpartes meus!Depois de terem feito  tanta asneira... ainda têm tempo de antena?!)] :(((
Margarida Alegria (1-2-2012,in blog "Alegrias e Alergias")


2 comentários: