quarta-feira, 11 de abril de 2012

Amêndoas amargas de Páscoa 2: "2015"... disse ele!




(Entrevista à Rádio Renascença-excertos-, 5 de Abril de 2012: Súbsídios de Natal e de Férias)

Bem, do teor desta entrevista já aqui falei no post anterior. Publico aqui para o novo malabarismo ficar para a posteridade.

Foi nela que Passos Coelho deu mais uma vez o dito por não dito, deixando o resto para ser justificado pelo seu ministro das Finanças.

Outra razão pela a qual publico o video é para deixarem de parte, num segundo visionamento, a parte que afinal pouco interessa, pois HOJE é uma coisa e AMANHÃ é outra, ao estilo dos bons manipuladores e mistificadores. Refiro-me à parte das PALAVRAS. Muita gente há aí que num momento promete uma coisa para pouco depois faltar à promessa e trair. Não valorizam as palavras que dizem ou ouvem, só para as distorcerem, eventualmente.

Em vez das palavras, num segundo visionamento,observem como eu fiz a parte da linguagem gestual. Aqui é bastante contida, mas em outros excertos o nosso Primeiro coçava a cana do nariz enquanto falava(aqui, não está esse bocado)o que dizem é sinal que não se está muito seguro do que se diz, que se está a aldrabar.

SIM! Vamos fazer de conta que somos daqueles observadores de comportamentos como os investigadores das séries, por exemplo "LIE TO ME". Conhecem?

Só com mais estudos poderiamos estudar os movimentos das mãos enquanto fala,em tom "fatiado", sobre a tal camada de portugueses que está a empobrecer. O abrir e fechar dos dedos, para um especialista, também teria o seu quê de eloquente.Não me arrisco, por puro amadorismo. Mas pelo menos há um gesto mais que famoso e que é usado precisamente após uma das jornalistas lhe perguntar se poderia pagar os subsídios ao longo dos meses do ano, aos poucos. Passos Coelho responde que talvez, que será possível pensar em tal,mas, ao mesmo tempo,( REPAREM NOS DEDOS! ) RODA A ALIANÇA em volta do dedo anelar. Sabem o que tal significa, segundo os especialistas? Que há hipótese de traição, dúvidas no casamento, por exemplo!

Eu leio isso como uma nova e possível traição futura que no fundo conta praticar, contra a sua ALIANÇA com os PAÍS. Faz todo o sentido, naquele exacto momento em que executa o gesto e com as palavras que profere, não concordam?!

Uma outra hipótese mais prosaica é de que... a senhora Passos Coelho se deve precaver....mas nada impede que sejam ambas as "inverdades", pois não?

Portanto, estejam de olho a próximas entrevistas. Como elas têm sido ao ritmo de uma por semana (hoje houve outra quase despercebida), não faltarão muitas para treinarmos! Mesmo que tenhamos de emigrar, teremos mais hipóteses de trabalho e de virmos a ser uns bons CSIs! ;)

NOTA: por falar em expressões, reparem no ar de gozo com que as duas jornalistas vão escutando mais este chorrilho de desculpas de mau pagador do PM...há um misto de desdém para com mais um fabricante de "in-verdades" e de condescendência para com um miúdo que não conhece a realidade dura do país a quem atira novas medidas cruas a cada minuto. E mais uma dessas medidas foi andar a decidir em Conselho de Ministros às escondidas do País, aquela do congelamento das reformas antecipadas... mas isso fica para outro post. O que usa para justificar tal obscenidade em democracia não tem pés nem cabeça....


"Alergia" (10-4-2012, in blog "Alegrias e Alergias")

3 comentários:

  1. NOTA: é bom lembrar que o corte dos subsídios NÃO FOI uma medida sugerida pela troika.
    Foi uma medida muito nacional, "para além da Troika", sob o pretexto do tal desvio colossal que afinal não se sabe qual foi (para além do buraco já conhecido) e para acerto do orçamento seguinte, que afinal não saiu acertado.
    Mais uma razão,por isso mesmo, para o tempo de "intervenção" da Troika não servir como medida para a aplicação desta medida, visto ela ser um "extra", de emergência e, ao que diziam então, de aplicação pontual!
    Não temos tipos honestos como o malogrado Ernâni Lopes(que substituiu suspensão de subsídios por títulos do tesouro, noutros tempos) a aplicar estas troikadas e depois dá nisto!
    Por falar, já vem a troika de novo recomendar o baixar de salários e o alterar das tabelas salariais! Está lindo, está...Vamos pelo caminha da Grécia e a UE espera um milagre caído do Céu. Quando despacham as malditas eleições alemãs e francesas, afinal? :((

    ResponderEliminar
  2. Querida Alergia,
    Deixei-te um selo, com muito carinho, nas minhas terras.
    Depois conta-me os 5 factos sobre ti!
    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho e simpatia, Pérola!
      Vou já lá ver!
      5 factos?(Só? eheheh!) Tenho de ver como é mais essa tradição.
      E conto aqui, quando postar o selo, ou lá?
      Beijinho!

      Eliminar