segunda-feira, 30 de julho de 2012

MEC tenta limpar alguma "matéria orgânica" que despejou sobre a s Escolas

Se até o cãozito da foto já aprendeu a apanhar a sua própria porcaria, porque é que a equipa do Ministério da Educação e Cultura não admite que perdeu a noção de toda a porcaria legislativa que andou a produzir e que despejou sobre as escolas, nos últimos meses? Ser humilde e admitir que tem de rever tudo, sem mais remendos sobrepostos?
Qual quê...
É mais fácil deitar as culpas aos docentes e sindicatos que são "alarmistas", ou aos directores que  "não interpretaram bem as leis"...
Se o MEC resolveu designar as Escolas e os novos Agrupamentos de Escolas, nesta nova legislatura, como "Unidades Orgânicas", deve ter sido enorme a tentação de governantes incompetentes e de aviário de produzirem e evacuarem  muita "matéria orgânica" digerida pelos seus supostos cérebros e depois... obrigarem outros a limpar até à exaustão essas porcarias e as trapalhadas constantes que resultam de tanta "Produção orgânica" de despachos.
Face ao Ministério da não perdoada nem esquecida Lurdes Rodrigues, creio que já terão conseguido produzir igual ou superior número de despachos normativos e suas correcções(como no Verão de 2005 e anos seguintes, com a diferença que  agora são colocados de imediato no Diário da República com pouco ou nenhum conhecimento prévio e dantes eram vomitados por Fax), ou seja, de papelada prejudicial à eficiência das Escolas e burocrática até à 5ª Essência!
Nas últimas semana têm vindo a tentar remendar, pois a sangria de docentes que pretendiam com tanta revisão disto e daquilo, foi além do que calculavam, pois nitidamente a "5 de Outubro" desconhece o Terreno.
Tinham ameaçado  os directores também  disto e daquilo (sanções disciplinares!), não os escutaram e agora ainda tentam desmistificar falando que é tudo "normal " e que até nem há muita contestação docente(ler aqui a notícia do dia 28-7-2-2012, no Público e AQUI a reportagem de Bruno Reis na concentração em Coimbra, no passado dia 25, com depoimentos vários de docentes).. e ainda deitam as culpas para os outros!
Deixo aqui o link para o eloquente post da Anabela Magalhães no seu blog. O post chama-se  "CONFUSÃO TOTAL"
Todos sabemos que as necessidades fisiológicas  do cão  também são NORMAIS, mas ele admite que é porcaria e o seu dono , quando é consciente, recolhe-a e limpa o que o cão sujou. Este aqui é especial, de circo,  fora do "normal", mas já nem pedimos tanto, sr. Ministro Crato! Só pediamos um Ministério Normal, com um Ministro de inteligência  Normal  mas com bom senso e humildade e não um mero executor das ordens financeiras e estrangeiras, que ainda tem o descaramento de alegar que faz estas mudanças criminosas para a Educação, para... aumentar o Sucesso!
Já tivemos  governantes que chegassem  a tomar medidas ora economicistas ora eleitoralistas e depois a alegar que são sempre "a bem do Sucesso Educativo"!
Margarida Alegria (30-7-2012, in blog "Alegrias e Alergias")

8 comentários:

  1. Tens toda a razão, Margarida! Tanta porcaria orgânica despejada sobre a porcaria das unidades orgânicas!

    Obrigada pelo link! beijocas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Beijinhos, Anabela!
      Já postei também sobre a concentração frente à Dren.
      E as Unidades orgânicas são uma valente porcaria bem como os seres inorgânicos que criaram toda essa estrutura de "recursos" que nem para a produção de pastilhas elásticas...

      Eliminar
  2. Unidades Orgânicas: tem a ver com a ecologia? Com o tratamento de residuos? Reciclagem?
    Tudo me soa a biológico, ser vivo, mas enfim, estamos no futuro e tudo pode acontecer.
    Fiquei abananada com o desenrolar dos acontecimentos desde o final das aulas.
    Talvez aguente até setembro e depois verifique quais as alterações. Ou já há resultados?

    Espero que estajas bem.

    Apesar de confusa, tento digerir cada dia. Afinal é verão e ando meses a suspirar por estas temperaruras.

    Um beijinho e aguardo, com paciência como aconselha a querida Mona Lisa com a sua porta entreaberta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As unidades Orgânicas designam agora as Unidades de gestão escolares, ou seja, a junção de vários agrupamentos, que por sua vez eram associações de escolas.Isto, como deves entender. já nem é Português, mas economês ou gestonês. Quem cria este tipo de "Unidades" não é do mundo da Educação, mas uns idiotas perfeitos que gerem e criam organigramas a partir dos seus computadores. Devem chamar-lhes "Orgânicas porque, sendo algo do Ensino, supostamente terá vida (ainda) lá dentro. Mas tendo tantas dessas Unidades 400 alunos ou mais para gerir, esses elementos Orgânicos devem ser cada vez mais incómodos. incómodos e descartáveis os professores, onde se "gasta" dinheiro dos Impostos (dinheiro que poderia ser dado a bancos e PPPs) e incómodos e alienados os alunos, que entram e saem em fornadas, em turmas e em escolas desumanizadas e enormes, mas que servem como pretexto que pode entra na verba atribuida e gerida de cada Unidade.
      O conhecimento, a cultura, a Educação, no meio disso tudo, pouco importarão, sendo mais umas belas frases para colocar em cartazes e folhetos de promoção da Unidades, que passsaram a ser anunciadas como mais um produto quaquer, que "Oferecem " opções do produto "Ensino".
      Os supostos clientes, os pais das crianças, só tarde se aperceberão que a embalagem mais brilhante deixou as unidades transformadas em lugares de solidão e de formatização, em vez de lugares de socialização e formação.
      Tens razão, no fundo é uma espécie de reciclagem de resíduos, ou melhor: é a compostagem de resíduos orgânicos em que querem transfoemar os cidadãos de "Segunda", ou seja... uns 99% do total.
      Estou bem, obrigada, o que tenho é andado ora numa roda viva, ora com Net lenta! ;)
      Beijinho

      Eliminar
    2. corrijo: não 400 (isso é que seria bom!), mas 4 mil ou mais!

      Eliminar
    3. Ou não fosses tu uma S'tora. Percebi lindamente. Porque não podem explicar tudo desta forma clara e inequívoca?

      Obrigado, és uma querida.
      Aliás, como sempre.

      Beijinho.
      P.S. Por aqui ainda não sei quais serão essas Unidades, conheço somente os Agrupamentos.

      Eliminar
  3. E anda assim a educação dos nossos jovens. O futuro do país no prego.. um desrespeito total dos nossos professores...
    Fico triste com isto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é de ficar triste, Valsita!
      E o pior é que, se dantes os políticos e governantes ainda tinham certo pejo e brio pelo país, mesmo que demagogicamente, mantendo alguns ideiais de desejo do bem estar dos cidadãos e da qualidade de vida, agora nem disfarçam e quase que apregoam com bandeiras wque o que interessa é o poder do deus-dinheiro e do individualismo, do salve-se quem puder, enquanto os que têm o volante do Estado salvam apenas os seus familiares e amigos!
      Mas tenho ainda uma ligeira esperança que haja uma grande volta a isto tudo que não seja o se voltar a ditaduras ou guerras dentro da Europa... :/
      Acordasse toda a gente em vez de fechar os olhos...
      Beijinho

      Eliminar