sábado, 5 de novembro de 2011

O Português que esteve mais vezes na sala oval?




Todo o Portugal tem razão para regozijo! Cof cof... O "Expresso " e outros jornais noticiam que o nosso Presidente da República vai visitar Obama no dia 9 próximo. Muitos destes OC Social sublinham mesmo que será recebido na Casa Branca. E , dentro da Casa Branca, na Sala Oval! Na sala Oval! Sim!


Se bem se recordam, foi com especial acrimónia que Cavaco Silva se gabava, há coisa de um ano, que fora o governante Português mais vezes recebido na sala Oval. Isto porque, oh, ofensa! Um qualquer presidente americano nunca o recebera na sala Oval, ao contrário dos seus antecessores americanos, que sempre haviam recebido o nosso Cavaco nessa sala (falamos da Sala Oval! Sim , da sala OVAL!), um deles, repito, não o recebera na sala Oval. Coisa de manias de presidentes americanos. Aquelas coisas dos melindres diplomáticos.


Mas agora tudo se compõe: há quase um ano, Cavaco recebeu B. Obama, com honrarias em Belém, mesmo que por breves instantes, aquando da sua passagem por cá, para ver como decorria a Cimeira da Nato. Não sabemos qual era o formato da sala, mas as honrarias foram tão grandes que, para parecermos quase como os países "lá de fora" até se gastou à tripa forra em carros blindados que não vieram e em fardamentos do mais sofisticado para a polícia de choque (uns 300 , pelo menos), que tratou de cercar "perigosos" manifestantes(uns cem, que mais tarde passaram a trezentos, com a junção de mais algumas pessoas, em soliariedade indignada), a uns quilómetros bons de distância da dita Cimeira.



Mas lá fizeram todos a figureta para as fotos: sorrisos, fatos e apertos de mão na cimeira, capacetes, botifarras e latas de gás à cinta nos sisudos bófias pela baixa lisboeta. Dizia eu que "quase" parecemos um país como "lá fora". não fosse uns desmancha-prazeres: os manifestantes, que comportaram com um civismo, uma contenção dos ânimos e uma resiliência não-violenta que estragou os planos de quem queria dar ordem para cacetadas ou dos jornalistas que haviam anunciado, sôfregos, a infiltração de uns nunca aparecidos "black blocks", ao que diziam uma espécie de grupo itinerante, qual circo, que supostamente costumava mostrar presença em manifestações pelo mundo, vestidos de negro e partindo tudo.


Como dizia, à parte este contratempo de uma manifestação plena de civismo e sentido cívico, que não apimentou os cocktails dos senhores da Nato, a troca de galhardetes correu bem entre os poderosos. Tanto que agora o nosso PR lá vai ter a sua retribuição de cortesia (ler AQUI), não tanto porque CS se possa contar entre os verdadeiramente "importantes" do mundo, mas possivelmente porque Obama ficou fã dos pastéis de Belém e pense que é a cara Maria que os confecciona (quem sabe se soube que a senhora só ganha 800 Euros e que por isso não pode ser a primeira dama).


Portanto, lá vai Cavaco retomar a sua série "record" de presenças na sala Oval (a sala oval !Oh! a sala Oval! -- Sim, pá aquela sala da tal Monica Lewinsky! Porreiro, pá!), ele o governante que mais vezes lá foi recebido, lá na sala Oval (falo da Sala Oval, evidentemente, na Casa Branca, aquela que tem uma... sala oval!).


Porém, tudo isto, em recorde para governantes, claro. No campeonato de governantes.


Pois se fossemos contar pelo "campeonato" das pessoas comuns, e conhecendo o peso da diáspora portuguesa, apostaria que a verdadeira campeã seria uma qualquer Senhora Rosa, empregada de limpeza portuga e emigrada nos "Estates", que , lá na "Sala Oval" já terá estado, a varrer, limpar e conhecer cada recanto...umas boas centenas de vezes! ;))


(e atrevo-me a perguntar: não terá sido a sua presença lá bem mais útil?)


NOTA: a comprovar o grande "interesse da notícia, esta adenda, das notícias do dia 10 de Nov.:

"Cavaco Garante a Obama que Portugal cumprirá metas com que se comprometeu" (in Público) !!!
Pergunta: e o PR americano acaso se rala com isso?! Ou é para de vez em quando se ir comparando... "nós não somos como Portugal!..." Haja paciência para isto tudo! :-/


"Alergia" (5-11-2011)

Sem comentários:

Enviar um comentário