quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O que estes governantes lembram: "Young Turks" típicos...




Hão-de estranhar a escolha desta música, mas ela surge apenas para ilustrar (com belos "sutitulos en español") as palavras que me surgem sempre à baila na cabeça, quando oiço ou leio estes nossos jovens governantes/desgovernantes, do cimo das suas certezas iluminadas: a expressão inglesa "Young Turks", de origem numa geração que surgiu num golpe na Turquia, no início do séc. XX, que passou depois a designar toda e qualquer geração de jovens ambiciosos, tecnocratas e com sede de poder e certos da sua razão, que emergem num dado povo ou conjunto. (Ver mais eslarecimentos sobre o termo AQUI).


É o que me lembram pessoas como PPC, P.Portas,NC, o Álvaro, A. Cristas, etc, etc.

Rebrilham do cimo das suas visões neoliberais, do cimo da varanda protegida socialmente onde viveram e de onde contemplam o mundo, com grandes certezas, "determinações" e modelos socio-económicos que julgam milagrosos para os seus países(sejam eles quais forem, que , nestes casos, não creio que sejam sequer o verdadeiro Portugal).

Antes tivemos o seu protótipo, o próprio J. Sócrates e seu séquito. E antes deles...

Ou seja, todas as gerações têm os seus "Young Turks" prontos a ditar as suas verdades absolutas e teóricas ao Mundo! :-/
Boa noite! Sem pesadelos...

Sem comentários:

Enviar um comentário