domingo, 11 de dezembro de 2011

Nos 103 milagrosos anos de Manoel de Oliveira!


(Manoel de Oliveira  dança com "Sweet and Tender" aos 99 anos)

Muitos  Parabéns  a  Manoel de Oliveira, que completou hoje103 anos!
Cineasta, antigo corredor de automóveis (no famoso carro de  idealização  fabrico portuense, "Edfor", de Eduardo e Jorge Ferreirinha), trapezista de circo e atleta na juventude, até galã de cinema, em incursão breve.
 Cineasta ( Aniki Bobó , Douro Faina Fluvial, Francisca, Vale Abraão,Vou para casa...)por causa da paixão pela vida e pela literatura(Régio,Camilo, Pe A. Vieira,Agustina...). Corredor "de fundo" da longevidade, trapezista dos sonhos, a desafiar  a Morte, galã charmoso de muitas  gerações, com o seu chapéu branco, como vemos neste pequeno e delicioso video, um eternamente jovem de fazer corar a tantos bem mais novos que ele, de muitas gerações.
Sobretudo um espírito livre, fruidor do bom que tem a vida e que continua sempre a planear e  a fazer os seus filmes, sem se deter perante os entraves reais ou imaginários à capacidade de o conseguir. Um português  exemplar, de melancolia e poesia, mas também de inabaláveis Esperança, Fé e Contemplação.
Mais um que devia ser candidato de Portugal ao Património da Humanidade, aprecie-se mais ou menos a sua obra, pois é sem dúvida uma personalidade especial e original, como se vê, por exemplo, nas sua entrevista  a (conversa com) João Benárd da Costa.
Continue a dançar para nós muitos anos, Mestre! :)
Margarida Alegria (11-12-2011)

Sem comentários:

Enviar um comentário