sábado, 21 de janeiro de 2012

Cartoons (dois!): A "Concertação Social" na Antiguidade (à portuguesa)...

( (c)Margarida Alegria, 20-1-2012, in blog "Alegrias e Alergias")

((c) Margarida Alegria, 20-1-2012. in  Blog "Alegrias e Alergias")
A propósito do recente acordo de "Concertação Social", assinado dia 19 , após convencimento da UGT a pactuar com tantas medidas de retrocesso nos direitos laborais, --o que poderá ler com mais detalhe AQUI, no Público,quanto às suas implicações futuras pra os trabalhadores portugueses,-- o meu comentário segue em forma de dois Cartoons , mais uma vez ao estilo  do cartoonista Gary Larson (que já comentei  e expliquei AQUI). A Antiguidade parece muito distante, mas é para lá que transponho a argumentação absurda de VITÓRIA para o país... puseram-nos a caminho do regresso à Escravatura, por isso quase que tanto faz a época histórica  e o século em que estamos.
Vale apena sacrificar todo um povo aos caprichos de "mercados nervosos"? Nem para eles será dia histórico e para Portugal é apenas um dia muito NEGRO!
Por isso é patético ver o nosso PM argumentar que foi uma vitória, que foram audazes e para além da troika e que assim vamos ficar "muito bem vistos lá fora". Acaso somos peças de museu ou de um Zoo? Uma grande amostra de governantes "totós" e deslumbrados  ficam felizes com um acordo criminoso, só preocupados com a aprovação de pessoas que se estão nas tintas para o nosso Futuro? Contentes por se mostrarem "bons alunos"?! Vejam aonde Cavaco nos trouxe com isso quando era Primeiro -Ministro.
Tudo era leite e mel na UE, até começarem os tempos das vacas magras. Aí atiraram-nos, com outros países, para a fogueira e a mesma senhora Merkel que ficara furiosa com o derrubar do seu querido Sócrates em Junho passado, depressa passou a ter em Passos Coelho um ainda mais fiel vassalo. Era vê-lo naquela foto dele ontem , no encontro com a Àngelita e os PMs da Suécia e da Áustria. Foi triste a imagem, só faltava erguer mais as mãos(que já estão com as palmas para baixo) e deitar a língua de fora! :((
Vejam como a Itália está a conseguir bater melhor o pé e já está a conseguir renegociar a dívida.... e comparem. Vejam como no país vizinho não apertaram tanto o garrote contra os mais fracos e desprotegidos.
E sobretudo vejam o que conseguiu a Islândia.
 Lá está... fomos um país perito no esclavagismo, não? E no fausto e comendas para uns tantos "eleitos" não é verdade? A cidadania e e o espírito de bem -estar colectivo costumou estar sempre longe da nossa mentalidade. Ou pelo menos das nossas classes dirigentes. Basta ver a vergonha das nomeações, desde as mais badaladas da EDP às mais subtis de "assessores-especialistas"(!!), estes  todos na casa dos vinte e poucos anos, suavemente deslizados para as linha austeras e maçadoras dos Diários da República e para tachos a mais de 3 mil Euros mensais! E daqueles a quem queriam dar os 13º e 14 meses, contrariando o corte a toda a F. Pública. Não houve qualquer pejo e já argumentam que claro que tinham de colocar os do seus partido (hum.. em TODOS os cargos? directores de museus  e outros organismos,que estavam a fazer bom trabalho, também vão ceder a cadeira aos... boys?)
Bem... sem mais... apreciem os Cartoons, enquanto ainda nos pudermos rir de todas estas manobras de retrocesso civilizacional, vergados à escravidão do trabalho e esquecidos  de outras prioridades  bem mais importantes da vida Humana.
Margarida Alegria (21- 1-2012, in Blog "Alegrias e Alergias").

1 comentário:

  1. Estou a terminar mais uns cartoons, que contava publicar ainda hoje, mas já não dá tempo. Uma série de quatro, a não perder!
    Entretanto, vejam os que arquivei no separador "Outros cartoons...", acima.

    ResponderEliminar