terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A grande alegria de ontem! :)

(imagem do Kaos- wehavekaosinthegarden.blogspot.com)

Reza a História que Al Capone(1899-1947), famoso gangster de Chicago, depois de imensos crimes sangue que praticou e organizou (de sangue/homicídio, de contrafacção e tráfico de álcool, de extorsão...) não chegou a ser preso por nenhum deles.

Mas acabou encarcerado por outros motivos , digamos, "colaterais": a fuga aos impostos.
Ou seja, o então jovem FBI conseguiu que alguma justiça fosse feita, investigando a sua contabililidade pouco honesta. Capone foi condenado a 11 anos, pena mais tarde revista quando já se encontrava fatalmente doente, com sífilis.

Assim, quem não caça com cão caça com gato. E tanto mal certas pessoas fazem, que um dia acabam por saldar as suas "contas", de uma forma ou de outra.

Parece ser esse o destino da ex-ministra da Educação de má memória, Maria de Lurdes Rodrigues.

Ver aqui a notícia que deu ontem alguma satisfação a quem tanto sofreu devido às acções do seu "gang" ministerial:

"Ex-Ministra da Educação e João Pedroso arriscam oito anos de prisão" (in Público)Actualmente dirigia a FLAD, que parecia ser uma prateleira segura à qual fora alcandorada, em troca das suas malfeitorias de autêntica testa-de-ferro de quem,a nível nacional e internacional, queria ver rapidamente implantadas as políticas de destruição da Escola Pública. Testa-de-ferro,no entanto com consciência e gosto no mal que fazia, com orgulho em cada "machadada" que dava nas Escolas, em cada agitar raivoso da sua vara de condão todo-poderosa contra o Sistema Educativo e com especial dose de veneno contra os professores, que com dificuldade escondia odiar. Coisas que só Freud pode explicar por completo, dizem que por conta do seu próprio percurso de vida pessoal e profissional.

O que conseguiu , com tudo isso,a favor da Educação? Nada, podemos afiançar.

Obteve em troca a retribuição de ódio multiplicada por milhões: não só da maioria dos professores que espezinhou quanto pôde, mas também de milhares de alunos, dos pais mais atentos e de todas as pessoas que conheciam minimamente os resultados da obra insidiosa e do caos e bloqueios educativos que instalou nas escolas.

Obteve em troca uma Escola mais injusta, depauperada, menos organizada e com o medo , em vez do Conhecimento,por raiz.

A sua acção provocou milhares de depressões, de reformas antecipad(íssim)as e até de suicídios, entre docentes e funcionários auxiliares administrativos . E nem me debruçarei em demasia sobre os casos de mortes e traumas de crianças inocentes, também, vítimas de bullying, fenómeno que proliferou no seu consulado, com a ajuda da desatenção e demotivação que a sua burocracia e maus-tratos operaram nos professores.

Implantou unilateralmente uma série de medidas que destruiram o que de (ainda) bom existia na escola: a democracia, a capacidade de entreajuda, o centrar das actividades da Escola no aluno e na aquisição dos saberes, alguma solidariedade espontânea e harmoniosa.

Ao contrário do que , em público,propalava defender (a instauração da meritocracia, a escola centrada no aluno, a autonomia e o que chamava de "lideranças fortes" das escolas, e dou apenas alguns exemplos...) ,instaurou um clima de competição malsão e perfeitamente inútil e infrutífero nas escolas, com o novo Estatuto da Carreira Docente e o seu modelo de ADD (avaliação Docente, centrado não nos saberes mas no Big Brother e na burocracia insana), ajudou a tirar o que restava de autoridade aos educadores (professores, mais também restante pessoal da escola, incluindo direcções) com o (agora ainda quase inalterado) Novo Estatuto do Aluno. E, Qual "jóia na coroa" ...de espinhos da tal "pseudo-autonomia", substituiu a gestão democrática das Escolas por directores aparentemente omnipotentes mas no fundo Títeres do poder ainda mais centralista do seu ME.

Fingiu diálogo, mas a toda a hora despejava despachos e novos decretos-lei nas escolas, a ritmo impossível de digerir, contraditórios e mal escritos. Para mais, não teve UMA palavra de solidariedade ou piedade para com os vários professores com Cancro em fase terminal que obrigou a regressar à Escola até morrerem, por não ter um gesto de acção e de misericórdia que a identificasse como pertencendo à Humanidade (convencendo, como devia, a obtusa Caixa Geral de Aposentações a deixá-los ir para a Reforma!)

Fingiu ser muito visionária e inaugurou a trapalhada contratual de uma nova Empresa pública, a Parque Escolar, um presente envenenado dos muitos legados a Portugal pelo governo de Sócrates. Essa Empresa ficou com a propriedade do património construído de Escolas(uma alienação de contornos muito duvidosos), sob o pretexto de muitas precisarem de ser restauradas ou reconstruídas e de ser "necessária" a construção dos "caixotes escolares" (centros escolares). Levando a que agora as Escolas tenham de pagar caras rendas à P.E.

Fingiu que dava Novas Oportunidades a jovens saídos da Escola e a adultos , uma medida que parecia meritória , mas que depressa foi amalgada na pressa Simplex dó PM Sócrates querer estatisticas "de sucesso" para reeleição, tornando uma boa ideia num defraudar de quem queria mesmo voltar a aprender e num aviar de certificados de fraca valia para quem só fora obrigado a fingir gostar de regressar à escola.

Muitas outras metralhadas lançou sobre a Educação, mas acrescento apenas mais esta:

fingiu ser muito humana e gostar de criancinhas (diante das câmaras de TV), mas não hesitou em mandar encerrar milhares de escolas país fora e fazer os pequenitos madrugar e viajar por más estradas e durante horas, para ficarem enclausuradas todo o dia no que chamou de Novos Centros escolares, que não tinham as qualidades logísticas que anunciava terem. Era só um aglomerar de milhares , entre paredes, aulas de manhã à tarde e "aulas de substituição", sujeitando-os assim a um maior desenraizamento e, até ao tal "bullying", que para compensar ordenou que fosse "observado" por um organismo para tal criado, "observando" e comentando estatísticas. Aliás, começaram aí os seu maiores calcanhares de Aquiles (para além da vaidade de pessoa recalcada que depois saltou à vista) : a sua obsessão pelas estatísticas encomendadas (o que depressa a começou a desacreditar perante jornalistas e alguns comentadores) e gastar sem pejo o que poupava nos reles professorezecos", aumentando brutalmente os horários dos professores,na criação de novos observatórios e Comissões da treta, para isto e aquilo, englobando normalmente amigos ou amigos de amigos. Quem sobe ao poder sem ser por grande mérito, esgueirando-se por portas enviesadas, depressa acaba a ter de retribuir favores. Não sabemos que favor estaria a pagar a João Pedroso quando o contratou , para fazer algo que funcionários do seu Ministério poderiam levar a cabo com facilidade e até mais competência: coligir e analisar todas as leis de Educação saídos em Diário de República. Alegou depois ter (indevidamente) contratado esse advogado, que estava em ano sabático, com exclusividade, por este ter muita "experiência" nos assuntos da Educação (o que se verificou não corresponder à verdade!). E pagou-lhe adiantado cerca de 300 mil Euros, em duas metades, não tendo o senhor apresentado qualquer trabalho entre a entrega da primeira e da segunda"tranches"! Acabou por remeter ao ME um caixote com fotocópias de DRs e pouco mais, o que foi equiparado, em traços toscos, a metade do trabalho, pelo que desde então tem estado a pagar a metade do que auferiu, em prestacções, faltando ainda uns milhares...

Assim, MLR tinha o seu quê de premonitório quando ,nos seus tempos de trono dourado fez este tipo de afirmações, em entrevista ao DN a uma tal Câncio também (in)olvidável: Sim, minha senhora, mais cedo ou mais tarde, por mais que sofram as injustiças, as torturas, as demências de terceiros, os bons ,-- não só os que são bons em alguma coisa, mas os QUE TÊM a RAZÃO do SEU LADO -- acabam por vencer aos que cometeram a iniquidade, a traição, a perfídia. Creio firmemente nisto, que ,como ilustra o fantástico "cartaz" do Kaos, quem é mau conscientemente decerto terá o seu castigo. Será levado para o "esgoto" da vida, a conviver com toda a "porcaria" que fez aos outros seres humanos.

Aguardaremos o desenrolar desta boa nova , o facto de , ao menos pelo "crime de prevaricação", com mau uso dos dinheiros públicos, estar finalmente obrigada a sentar-se no banco dos réus.

Antecipando o desfecho que muitos aguardam, pelo menos deste crime , antes que se confirmem outros, deixo aqui uma foto sugestiva:



Parafraseando Yourcenar, O Tempo será sempre o Grande Escultor...

"Alergias" (17-1-2012, in blog "Alegrias e Alergias")





Sem comentários:

Enviar um comentário