segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Rigorosa análise eleitoral (PARTE 2 de 2) do Concurso de Blogs do Aventar ( 2011-1ª eliminatória) ;)

Como prometi no post anterior  (AQUI), depois de dar voz às rigorosas, ou nem tanto, analistas- blogólogas residentes, sobre o primeiro concurso de Blogs organizado pelos corajosos autores do  "Aventar", passo sem delongas à minha própria análise de alguns resultados.
Para alé do que já comentei sobre os azares do "Alegrias e Alergias ", que afinal não sabe ainda se ficou em 6º ou em 7º numa das categorias (entre 36 OU 37 concorrentes) e se ficou em 12º ou 13º no outro em 31 (ou 32)... desde já agradeço mais uma vez à  paciente e denodada equipa do "Aventar" por terem dado a muitos bons blogs e esforçados bloggers quase anónimos, ou pelo menos apenas segredo de poucos, a oportunidade de terem mais alguma divulgação e "feed-back".
Se uns comentaram no Aventar que concursos daqueles não serviam para nada nem mudavam o mundo, há que responder que ele não era para mudar o mundo, mas sim dar um exemplo do que pode ser a verdadeira democracia tammbém na Blogosfera, pelo que tenta dar igual oportunidade aos grandes e aos mais pequeninos.
A Blogosfera é um das poucas frentes de resistência que restam contra as anti-democracias do Mundo, por isso temos de voltar a ser mais unidos e solidários, em muitas temáticas que a Net abarca, tendo em comum o direito (um dos que vão restando) à Liberdade de Expressão. Acredito que a blogosfera pode dar muito à mudança para melhor que tantos desejam. Um concurso pode ser uma boa ponte de contacto.
Por outro, se há quem critique este blogue e outros de fazerem alguma propaganda e divulgação, basta-me rsponder que não só estamos no nosso pleno direito, como este processo  do concurso foi como que uma lufada de ar fresco em certa apatia que reinava, também na blogosfera, em reflexo do que se passa no país.Explico melhor: a blogosfera estava ainda mais viva do que parecia, há leitores insuspeitos dos blogs (ou, como dizia uma blogger, que vão ler os blogs mas não comentam... será já o medo? Será o cansaço? pergunto eu...). De tal forma vieram à tona os blogs em tanta área, tanta categoria, que o Aventar teve nova iniciativa, a de reanimar a "Blogopédia" (criada e encerrada em 2010), onde os bloggers poderão inscrever e "catalogar"/descrever o seu blog!
Parabéns Aventar! E que ganhe o melhor em cada categoria, nas eliminatórias que se seguem (a próxima começou às 24h do dia 22 e termina a 28 de Janeiro).
Continuarei a votar, embora já fora da corrida e desde já aviso que, no caso de blogs que conheço, optarei pelos blogs de amigos, é óbvio, embora num ou noutro caso a opção se complique! E certas categorias já tiveram cá uma concorrência difícil...! Por exemplo, da blogosfera que conheço, na Educação havia uma bela disputa (Prof lusos, Arlindowky, Anabela,  Correntes ILC contra AO... ficaram no top), difícil pois tinha bons blogs de estilos diferentes e muitos tiveram de ficar fora da próxima fase. O mesmo acontecendo nas categorias de  Actualidade política, nos de Música,  Cinema, etc...
Não vou especificar nomes de bloggers, eles sabem quais são..., mas agora entrei em reflexão eleitoral para a próxima fase! :))
Noutras categorias cujos blogs finalistas não conheço, optarei por UMA das duas estratégias: ou voto no blog com nome mais interessante em cada categoria, ou voto nos que estão no fim da tabela, por solidariedade com os mais fracos à partida! :)
E QUE GANHE O MELHOR!
Quanto à nossa concorrência mais directa, apenas uma breve análise dos blogs que ficaram nos lugares cimeiros:
- Na CATEGORIA HUMOR, onde ficámos em 12º, vejo que o fantástico  Kaos ficou em primeiro, com Justiça (também se apurou para Blogger do Ano! Boa! ), o que afinal mostra que o Humor agora se faz em Inglês e ComLetrasTodasJuntinhas, francamente! ;))  ;
em segundo ficou um Rafeiro, ainda por cima perfumado, o que, pelo que se sabe do cheiro a cão... Enfim, um jardim caótico  seguido de um cão pulguento... lindo, muito português! :))
Depois segue-se um  muito misógino (e só vejo pelo título, nem é preciso ir espreitar) "Não Compreendo as mulheres"... e daí? as mulheres também não entendem os Homens, ou pelo menos alguns deles, ou pensam entender e não entendem... daí a isso ser uma situação... "DE HUMOR"?!... é que qualquer dia ainda inscrevem um site de divórcios como blog de humor e nem damos conta!!! Aliás, voltando à questão de inscreverem o tal blog como blog Revelação do ano... Já viram o que era inscrevermos o "Alegrias e Alergias" como blog de Humor... e depois o  "Aventar" descobrir, tarde demais, que o mesmo era o site de uma agência Funerária ou de um laboratório farmacêutico?! E depois ter de deixar o blog a concorrer na mesma??? Falo agora a sério... quando criámos este blog, o título foi um tanto apressado, mas o que queriamos era escrever e publicar, lá ficou assim. Mais tarde fui googlar a ver se havia algum blog com nome parecido e... havia! Um brasileiro de nome "As alegrias da alergia"! E sabem qual o assunto? Pois bem, o desgraçado autor sofria de uma alergia estranha e rara, não recordo o nome científico, na qual a cara, ou a boca inchavam descomunalmente (tinha fotos incríveis!)... E o fulano fazia um blog inteiro só a documentar aquilo, passo a passo!Não estou a brincar :((
Por isso quem  chama de tolo a este blog por revirar do avesso certos temas, como por exemplo esta análise blogo-científica a uma eliminatória... que veja que afinal está menos mal  e sempre alegra mais, do que a infelicidade de quem está preso  naquela situação, em doenças terríveis como aquela. E deixa-nos também perplexos com a dimensão diarística que têm os blogs e também o quanto podem  ajudar as pessoas a enfrentar certos problemas e a tentar encontrar eco à solidão do seu drama em particular... :(
Adiante... em quarto ficou o blog "Imprensa falsa" já com alguma tarimba também, mas, pergunto: para falsidades na Imprensa não bastam as que saem na Imprensa NORMAL? É preciso ainda inventarem falsas notícias? Parecem os outros a irem além da Troika! Este é irem à falsa imprensa além da falsa! ;) 
Em quinto: Arcebispo de Cantuária! Pouca-vergonha! Então o Senhor Arcebispo não deveria estar  a escrever sermões para a sua catedral, em vez de escrever blogs e a concorrer com ovelhas tresmalhadas?!
Francamente, assim vai o mundo!
Na outra categoria, Blog Revelação do ano  2011, o "Alegrias e Alergias"  teve apenas cinco blogs  à sua frente. Aliás, há também o tal que não sei se foi eliminado ou mudou de categoria, o tal em Inglês, "The pink shrink". Bem, já alguns psiquiatras são de desconfiar, mas serem ainda por cima  ... cor-de-rosa?! E alegam que os comentários que lá surgem são em Português, contando assim como SENDO em Português?! Bem, mas então para que carga de água está postado em Inglês?Estou a imaginar a ideia peregrina. bláblá blá, says o shrink, quem quiser entenda... e os seus pacientes, taditos, lá respondem em Português... e então às tantas aí o blogger já comenta em Português ! Uma atitude um tanto neo-colonialist, don't you think? Como aqueles ingleses que moram no Allgarve há décadas e só arranham a língua Lusa! Até entendem ,mas... E será que o Rafeiro Perfumado citado acima também é escrito em Rafeirês?  Já nada admira...Adiante ;)
Com mais votos, até à estratosfera, ficou um blog com nome de Agência de Rating , Pá! "Standar's anda People, pá!", que se é uma nova agência tem de,1º ,aprender a escrever em IngLês e , 2º,  cair na realidade e ficar a saber que  preparem-se, sentem-se aqui vai...as Agências de Notação estão longe de terem nascido em 2011, Pá!! Já foram inventadas ainda antes de 2008, para nossa desgraça, Pá!
 E depois ficou um blog bairrista e centralista ( e elitista?), o "Pensar Lisboa", que espero que não seja o blog da Câmara, pois se foi então pôs todos os fiuncionários a votar toda a semana, em vez de trabalharem pela edilidade... ;
 em terceiro  um também estrangeirado "Tapas na Língua" que, ou é espanhol, com as tapas de petiscar, ou é brasileiro, com "tapas" a incentivar à violência doméstica;
ainda a apelar a estranho romantismo é o 4º mais votado , "Ainda se  os Amantes se Percam..." pelo que  hoje  me explicaram  nascido de um verso surrealista do poeta Dylan Thomas, mas que ,para os votantes apressados, certamente  soou a erotismo (amantes e tal...) e romantismo (o perdidos na noite, como a série Lost... e tal), mesmo típica votação do português pinga-amor,...que depois dá as tais "tapas" na mulher! :)
E em quinto ficaram mais versos (ai porque é que eu não citei versos  famosos sobre a alegria no  nosso título? E não havia poucos!), desta vez os de Pessoa do poema "Tabacaria": "Come Chocolates , Pequena, Come Chocolates...". E eu a pensar que os títulos deviam ser curtos! Claro que já não têm de pagar direitos de autor a esses poetas, porém... No caso deste blog citado acho que o truque não foi poético mas  FISIOLÓGICO: conseguiram atrair  92 votos só à custa do despertar da dopamina nos cérebros dos votantes, mencionando a palavra CHOCOLATES (e no plural! imaginamos a pequena a emborcar vários "Regina"  de uma dentada!) DUAS vezes no mesmo título! :)))
Em resumo: concorrência desleal de todos estes blogs  poéticos, sexys, estrangeirados,  de padres humorísticos, tentadores culinários, ....só vos digo!
E adeusinho que vou comer ali uns chocolatitos... (deu-me uma fome repentina! ...ai não há? ...não comas  chocolates, pequena, não comas...- hum... há uns pãezinhos...)
Pela equipa do "Alegrias e Alergias",
Margarida Alegria ( 22- 1- 2012)
(Nota, para os mais distraídos e tristonhos: tudo o que foi aqui dito não foi teve nada contra os blogs comentados! Foi na mais pura alegria... e surrealismo! Abraços e parabéns a todos e ... vida longa à Blogosfera e aos  blogs ,esses e outros, oh Yes, ão ão, a sua benção arcebispo... pequena, vai lá com calma com os chocolates.. olha os dentes...pá ! )

13 comentários:

  1. Aqui tens o link para o poema com o verso dos amantes em causa...

    And Death Shall Have no Dominion:
    http://thoughloversbelostloveshallnot.blogspot.com/2011/02/para-comecar.html

    Ai se o Álvaro te ouve dizer que o poema é do Pessoa...

    Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, André!
      Bem-vindo a esta casa de patetices alegres e sérias alergias!
      Já tinha colocado o "Ainda que o Amor..." na minha lista de blogues (já o tinha visitado, curiosa com o título e... looongo URL, eheh!), mas foi de fugida, vou já ler e comentar.
      Obrigada pelo Link. A minha cultura poética é ainda bastante incompleta, em termos universais, pelo menos. E ainda bem que a Blogosfera tem dado tanta voz à poesia e sua divulgação. Eu , pelo menos, fiquei a conhecer imensos blogs dessa temática, só com esta questão do concurso!
      Quanto ao Álvaro e ao Pessoa: eu sabia que o poema é de A. de Campos. Apenas simplifiquei, para comunicar , num blogue como este que tem visitantes que poderiam desconhecer(desculpas, eheh, a pressa a pressa...!)
      Bem,vejamos... se calhar o Álvaro (que não O Álvaro ministro) ficaria mais baralhado se descobrisse que ele próprio é (criação) do Pessoa! coitado!Teria que consultar a "Pink Shrink" :)))
      Mas estou perdoada, não.? afinal o Tabacaria até é um dos poemas mais "ortónimos" do Álvaro...
      Pronto, lá vou então conhecer Dylan Thomas.
      Aparece sempre:)
      Bjs

      Eliminar
    2. Por falar em sistema de comentários, como é que se mete isto de respostas? Já andei às voltas no template e definições e ainda não descobri...

      Eu continuo a acreditar que o Pessoa é que é uma criação do Álvaro... (quero com isto dizer que o Álvaro sempre me pareceu o Pessoa mais verdadeiro - ou menos falso, vá...)

      Gosto muito do Dylan Thomas, gosto muito do Dylan Thomas poeta. Quanto ao «Retrato de um Artista quando Jovem Cão» nunca li. Li um romance/novela dele, mas foi uma desilusão.

      Bjs.

      Eliminar
    3. Eu gosto de todos os heterónimos, preferindo talvez Caeiro. Depende do dia e da hora.
      Do "Retrato do Artista como Jovem Cão", a bem dizer... só conhecia o titulo, que considero um achado! :))
      E uma ou outra passagem poética...De resto é um poeta dos muitos que desconheço da língua inglesa. Só conheço alguns, o favorito é W. Blake.
      Quanto ao sistema de "Responder" aqui instalado, não faço ideia como se instala. De facto foi a "Blogger" (?) que o fez, há meia dúzia de dias!
      O que é certo é que foi desde aí que se alterou o relógio dos comentários e também não sei como o acertar! :(
      Bjs

      Eliminar
    4. "I Happy am.
      Joy is my name."
      William Blake (Songs of Joy...)

      Eliminar
    5. Já descobri como se metem assim os comentários. É automático quando está no modo «embebed» Quanto ao Jovem Cão, o título é uma sátira ao «Retrato do Artista quando Jovem» do James Joyce.

      Eliminar
    6. Respondi,sobre o Joyce, mas a resposta saiu mais abaixo, ora batatas! :)

      Eliminar
  2. O "Blogger" alterou este sistema de comentários e, ao fazê-lo deixou as horas a que são postados todas "maradas"! O comentário anterior foi escrito às 14.51h e não às 6.51! :((
    (consigo ser madrugadora, mas nem tanto!)
    Nas definições as horas estão certas... o que fazer?

    ResponderEliminar
  3. Agora é automático...mas não existia. Estão numa moda à Facebook, a fazer alterações a toda a hora, sem avisar.
    Espero que também não estraguem o Google e o Blogger como os outros fizeram...:(
    E Joyce... conhecia esse título. Mas também não li nenhum dele.
    Quer dizer, li o conto "Dubliners"(vá lá... gostei mais ou menos), em Inglês e um outro de uma colectânea, também em Inglês cerrado da Irlanda.Ou seja que não percebi patavina! Só me lembro que eram dois homens (operários?) a conversar à lareira, creio que sobre uma greve, mas até poderia ser sobre os discursos do Cavaco de lá que nem deslindava, tantas eram as "sincopes" e as palavras rosnadas com apóstrofe! eheheh
    E tentei o calhamaço do "Ulisses", em Português, mas... não houve pachorra! Foi daqueles que se tornaram óptimos para prensar selos! :))
    Ai a minha heresia! :))
    Pessoa merecia suplantar JJ em fama, essa é que é essa)!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Margarida,

      Excelente análise. No que diz respeito ao Pensar Lisboa importa referir não ser da Câmara. Muito pelo contrário.

      É sempre bem-vinda e parabéns pelo blogue.

      Eliminar
    2. Olá, Diogo!
      Obrigada pela visita e simpatia! É uma honra, vinda de um tão forte vencedor!
      Muitos parabéns !
      Por acaso o "Pensar Lisboa" foi dos blogues que não cheguei a espreitar, mas calculei que fosse um dedicado blogue de cidadania. Fiz referência ao seu nome, apenas na pura brincadeira (não sei se a CML anda muito preocupada em reflectir sobre Lisboa, porém não conheço a situação...)
      Vou já lá retribuir a cortesia!
      Volte sempre! :)
      Abraço

      Eliminar
  4. What's up to all, how is the whole thing, I think every one is getting more from this website, and your views are nice in favor of new people.
    Feel free to visit my web blog : site de aposta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks, I guess.
      About your website, sorry but I'm not a gambler, I don't bet. :)

      Eliminar